O que é Business Intelligence (E para que Serve)

Business Intelligence: O processo mais importante de toda empresa

INTRODUÇÃO

Podemos dizer o que é Business Intelligence de uma forma muito simples : é o processo mais importante de qualquer empresa.

Isso porque se for implementado da forma correta, pode contribuir com os 3 pilares mais importantes para o sucesso de uma empresa:
1. Aumentar o lucro;
2. Diminuir despesas;
3. Diminuir os riscos de um negócio;

Logo, não é uma questão de luxo e sim de sobrevivência implementar esse processo (Já vamos explicar exatamente o que é, fique até o fim do post).

Mas afinal, por que comentamos de sobrevivência ?

Porque de acordo com a última pesquisa do IBGE, apenas 37,8% das empresas no Brasil sobrevivem por mais de 5 anos (FONTE).

Em média, apenas 1 a cada 3 empresas no Brasil sobrevive por 5 anos no mercado. Será que a empresa que você trabalha pode se englobar nessa estatística ?

Esperamos que não!

Afinal, o que faz uma empresa fechar ? A resposta é uma só: Má tomada de decisão, simples assim. “Como assim?”, você deve estar se perguntando.

Essa decisão pode ser tomada de forma errada antes ou depois da abertura da empresa.

Ou seja, antes da abertura é escolher o mercado errado, não fazer as pesquisas de forma apropriada ou não ter nenhuma vantagem competitiva.

Após a abertura da empresa, normalmente são as decisões do dia a dia, seja no quesito comercial, financeiro, operações entre outros fatores.

O que realmente faz a diferença após a empresa estar aberta, é a tomada de decisão apropriada para garantir que o negócio possa frutificar, e é aí que o Business Intelligence entra em cena.

Pare de Desperdiçar Dinheiro à Toa em Projetos Qlik

Baixe Agora Mesmo o Ebook "7 Características de Projetos Qlik de Sucesso" e implemente HOJE MESMO as melhores práticas para que seu Projeto seja um Sucesso!

O QUE É BUSINESS INTELLIGENCE

O termo Business Intelligence (comumente abreviado como BI), é um processo que auxilia a tomada de decisão, simples assim.

Traduzido ao português, temos o termo Inteligência Empresarial, ou seja, inteligência para a empresa é (no fim das contas) tomar as melhores decisões possíveis.

E para se tomar as melhores decisões possíveis, é necessário baseá-las em informações, não apenas em “achismos”. Isso garante que se analise a realidade de forma nua e crua, porque se dependermos de achismos ou na informação errada, o futuro da empresa está fadado ao fracasso.

E quais são as etapas do processo de BI ?

ETAPAS DO BUSINESS INTELLIGENCE

* Coletar – Coletar os dados que você deseja analisar;
* Organizar – Estruturar os dados de tal forma que possa ser possível analisar;
* Analisar – Ver os dados estruturados, analisar e tomar suas decisões;
* Compartilhamento – Compartilhar os painéis, Dashboards e relatórios com os envolvidos;
* Monitoramento – Uma vez com a decisão tomada, veja o impacto que isso terá nos números (irá refletir nos dados);
* Repetir;

O QUE É BUSINESS INTELLIGENCE (E O QUE NÃO É)

Business Intelligence não é ferramenta, é um processo que inclusive, pode ser feito com papel e caneta.

Entretanto, é feito com ferramentas muito robustas para que o trabalho operacional seja eliminado, ou seja, ninguém na empresa precisa construir os mesmos relatórios todo mês, eles estão prontos para o usuário acessar a qualquer momento e tome suas decisões.

Aliás, comentamos o que não é, pois é preciso que a “casa esteja organizada” antes de implementar o BI na empresa, para que se tenha sucesso em usar uma ferramenta.

Agora que entendemos o processo, vamos comentar como as ferramentas de BI podem nos ajudar. (Você tem algum colega que não sabe o que é business intelligence? Recomende esse post à ele!)

BENEFÍCIOS DO BUSINESS INTELLIGENCE

Dados de qualidade e confiáveis

É muito comum em empresas que não tem BI, que elas normalmente tenham dois relatórios que não estão condizentes uns com os outros, ou seja, em uma reunião um diretor tem um número e o gerente pode ter outro e a partir daí começam as dificuldades.

Um dos maiores benefícios do BI na empresa é o acesso à informação correta e validada, então todos os colaboradores acessam as mesmas informações, mesmo que o formato do relatório seja diferente a informação em ambos os casos estará correta.

Ou seja, unimos todas as fontes de dados e validamos as regras de negócio, tudo isso, para que você tenha tranquilidade de não estar sendo enganado pelos seus próprios números.

Por acaso você precisa implementar o BI na empresa ou ele não está tão robusto como deveria ? Entre em contato conosco que podemos lhe ajudar.

Tomar as decisões mais rápidas e assertivas

Se um painel / relatório está com o número correto e sempre atualizado, como por exemplo Controle de Estoque ou Vendas vs Planejado, você economiza diversas horas de trabalho operacional e em poucos cliques pode sempre tomar suas decisões de uma forma extremamente veloz.

Além disso, pode-se fazer comparações de filiais, tendência de gastos mensais, comparativo entre produtos entre outras análises.

Com tudo isso, o BI entrega uma vantagem competitiva imensa para os gestores, entregando um poder de decisão muito mais assertivo, rápido e não dependendo de ninguém para entregar um relatório.

Automatização de Dashboards e Relatórios

Existem pessoas hoje em dia que passa o mês inteiro extraindo informações e aplicando tratamentos (no famoso Excel) para entregar relatórios para as áreas. Essas mesmas pessoas, poderiam trocar esse trabalho operacional por um trabalho analítico, ou seja, analisando esses relatórios e gerando insights para as áreas (Coisa que não é comum em empresas que ainda constroem tudo no Excel).

Com as ferramentas que nós da QConsulting trabalhamos, os diretores e gestores poderiam ter todo dia, por exemplo, o resumo do dia anterior em seu e-mail de forma automática, o controle de acesso da informação (quem pode ver o quê) e até mesmo alertas customizados quando algo na empresa estiver ruim.

Para que o Business Intelligence seja implementado de forma rápida e escalável dentro de uma organização, é essencial utilizar uma ferramenta de BI.

Agora que você entendeu o que é business intelligence, vamos comentar a respeito das ferramentas de mercado, que no caso o Qlik Sense e o Qlikview se destacam pelo seu modelo associativo e a velocidade no desenvolvimento de reports e dashboards.

Logo abaixo você confere alguns painéis construídos nessas ferramentas, que são alimentados de forma automática e tem total flexibilidade de acesso.

Dashboards feitos em Qlik Sense

O que é Business Intelligence
Dashboard – Gerenciamento da Operação
O que é Business Intelligence
Dashboard Financeiro

 

Dashboards feitos em QlikView

O que é Business Intelligence
Painel comercial de Qlikview
O que é Business Intelligence
Dashboard – Gerenciamento de Equipamentos

Óbviamente todo o design dos painéis são customizáveis e sempre sugerimos alguns designs focados nos nossos clientes para que se adapte à realidade da empresa em questão.

Se você precisar de nossa ajuda para implementar os seus projetos, trazer mais lucro, menos despesas e menos risco, pode nos contatar aqui e ficaremos felizes em te ajudar.

Esperamos que tenha entendido o que é business intelligence.Gostou do post !? Comenta logo abaixo para sabermos o que achou e compartilhe nas redes sociais !